ff

Não-Me-Toque - blog@naometoque.net
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Fraude no leite, de novo!

O Ministério Público Estadual (MPE) deflagrou nesta quinta-feira operação contra uma nova fraude: adição de água oxigenada no produto.  A adição da substância disfarça as más condições sanitárias de conservação e transporte, além de aumentar o volume – já que o peróxido de hidrogênio (popularmente conhecido como água oxigenada) se transforma em água quando adicionado ao leite. 

Conforme a investigação do MPE no Estado, o líder do esquema seria Airton Jacó Reidel, 31 anos, proprietário de uma transportadora de leite em Três de Maio. Com a ajuda da esposa, Rejane Dias, e dos sobrinhos Roberto Carlos Baumgarten e Laércio Rodrigo Baumgarten, o transportador faria a adulteração em um galpão com três resfriadores próximo ao centro da cidade – após coletar o leite de produtores rurais e antes de entregar à indústria. A prisão temporária dos suspeitos, solicitada pelo MPE, foi negada pela Justiça, que entendeu que ao apreender os equipamentos os suspeitos não teriam condições de continuar adulterando o leite.

Operação Leite Compen$ado

Deflagrada em maio deste ano, a operação resultou em processos criminais de 19 pessoas: 10 em Ibirubá, quatro em Ronda Alta, duas em Guaporé, uma em Horizontina e outra em Três de Maio. Das 14 pessoas detidas 10 continuam presas, incluindo o vereador de Horizontina Larri Lauri Jappe (PDT).

Até agora, as operações estavam focadas na ação de atravessadores que adicionavam água e ureia com formol ao leite. Na terceira etapa, deflagrada nesta quinta-feira, foi descoberta a fraude feita com água oxigenada.


É inaceitável que o leite esteja sujeito a tantas fraudes de pessoas gananciosas e sem escrúpulos. As autoridades tem que tomar providências para que isso não se repita. Apostar somente em operações do Ministério Público é pouco. Os Poderes Legislativos e Executivos devem estudar medidas fortes para evitar este desrespeito à saúde pública.

Não precisamos chegar a fazer como a China que sentenciou a morte duas pessoas acusadas em caso de leite adulterado com melanina

Postado por WM Internet as 11:04 e tem 0 comentarios
0 Comments:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários com palavrões e acusações pessoais. Por favor colaborem.

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

 

٬timos Posts

Ônibus cai em barranco, deixa vítimas e dezenas de...
Finados - Celebrando a vida!
Legítimo alimento gaúcho ameaçado de extinção
Acidente deixa nao-me-toquense ferida na BR-285
Dica - Blog saudável
ENEM - O número de candidatos aumentou bastante
Cuidado ao trafegar entre Tapera e Lagoa dos Três ...
Motociclista é roubado em pleno trânsito - veja o ...
Dois novos pardais entre Tio Hugo e Passo Fundo
Criatividade contra a ineficiência

Arquivos

Dezembro 2012 Março 2013 Maio 2013 Junho 2013 Julho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Dezembro 2013 Janeiro 2014 Março 2014 Abril 2014 Maio 2014 Julho 2014 Agosto 2014 Outubro 2014 Novembro 2014 Junho 2015 Outubro 2015

 

 

 

WM INTERNET